Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014


Adenda (Maio/2018):

Criámos um novo blogue, onde poderão ser descarregados, no formato pdf, os seis estudos que já realizámos sobre os Painéis de S. Vicente de Fora:

See our new blog with much more information:





* * * * * * * * * * *

NOTA PRÉVIA

Transcrevemos a seguir o conteúdo do nosso livro publicado em Dezembro de 2012 intitulado Os Painéis em Memória do Infante D. Pedro (Um Estudo).

Este blogue, criado em Setembro de 2012, teve como objectivo principal a colocação de pequenos posts que despertassem o interesse pela investigação que efectuámos sobre os Painéis de S. Vicente de Fora e, também, a troca de opinões com qualquer visitante que nos colocasse questões sobre os mesmos. Esgotados estes propósitos, resolvemos transformá-lo num documento acessível a qualquer investigador, estudioso ou curioso amante desta temática, no qual está transcrito o primeiro volume do estudo que desenvolvemos sobre esta tão bela, enigmática e misteriosa pintura.

Ao longo deste período trocámos pontos de vista com diversas pessoas que se interessam por este tema, entre as quais se encontram meia dúzia de investigadores que já publicaram trabalhos sobre os Painéis onde defenderam, evidentemente, teorias diferentes. Estas ligações, estabelecidas através de emails, foruns, redes sociais, blogues e contactos pessoais, tiveram sempre, como denominador comum, o respeito mútuo pelas posições contrárias. A todos aqui deixamos uma palavra de apreço.

Recordamos que disponibilizámos gratuitamente, entre Maio e Setembro de 2014, o download gratuito do nosso trabalho no formato de ficheiro PDF, que teve uma adesão muito elevada.

Estaremos sempre disponíveis, no nosso email clementebaeta@gmail.com, para o esclarecimento de qualquer dúvida ou para uma salutar troca de opiniões.

Os nossos visitantes podem transcrever qualquer parte do presente blogue desde que indiquem a respectiva fonte.

O direitos autorais do nosso trabalho encontram-se protegidos pelo registo nº 5470/2012 efectuado junto do IGAC.



* * * * * * * * * * *


Seguiram-se os estudos:

Os Painéis de S. Vicente de Fora - Novos Documentos, Novas Revelações

As Envolvências dos Painéis

A quarta obra, Os Segredos dos Painéis de S. Vicente de Fora, já concluída mas ainda não publicada, aguarda que uma editora "tradicional" se mostre interessada na sua divulgação. A capa aqui apresentada, não passa de um ensaio/esboço.

* * * * * * * * * * *

Na expectativa do vosso feed-back apresentamos as nossas cordiais saudações.


Clemente Baeta


© Clemente Baeta 2012-2018